A Unidade Ambiental,  está situada em uma área verde de 35 mil metros quadrados. O espaço é utilizado pelos alunos para realização de projetos de estudo, de leitura e entretenimento. As crianças e jovens usufruem do contato direto com a natureza nos diferentes espaços de convivência do Núcleo Ambiental, que conta com mini-fazenda, minhocário, horta, e animais de várias espécies, como coelhos, cabras, pônei, vacas, patos, gansos, tartarugas, entre outros.

Núcleo Ambiental

Aprender em contato com a natureza é um aprender amplo, que fornece experiências diversas, que ensina a desenvolver relações de afeto e significações, aberto a novas sensações e percepções, a descobertas sobre o outro e sobre si próprio. Quando a criança entra em contato com a natureza, a sua percepção de mundo é ampliada em três aspectos: espacial, pois o universo da natureza é bem maior do que a casa, o apartamento, a sala de aula; o sensorial, porque há diversidade de ruídos, olfatos, texturas, cores e formatos; e o físico, já que aumenta a gama de movimentos importantes para o desenvolvimento e o crescimento delas.

O contato com a natureza permite que a criatividade da criança seja potencializada. O convite é oferecer novos elementos para novas formas brincar, com simplicidade, imaginação e criatividade. Na Escola Dinâmica o ideal que permeia esse olhar com foco na natureza como terceiro educador é a máxima de “devolver à infância o que lhe é de direito”! Deixamos nossas crianças e jovens próximos do mundo natural através de atividades vivenciais num amplo repertório de projetos pedagógicos. Nele é possível ampliar o processo de aprender trazendo para a vida acadêmica escolar múltiplas possibilidades para a expansão do conhecimento, para o olhar para si próprio, para o outro e tornando nossos alunos  abertos a novas percepções e novos olhares para o mundo e para a vida!"